Orientações

Pré-histeroscopia


1 - Quando a paciente tem vida sexual ativa e não está usando métodos contraceptivos, deve certificar-se que não está grávida. O melhor exame é o beta HCG 10 dias após a última relação sexual.

2 - A época ideal para realização deste exame é logo após a menstruação, desta forma, é importante que ligue para agendar o exame no primeiro dia da menstruação com a guia liberada do seu convênio.

3 - Este exame tem por objetivo olhar e retirar, quando necessário, material de dentro do útero para estudo das células do revestimento interno.

4 - Não esqueça de levar seus exames para o hospital, eles deverão estar sempre com você.

5 - Dieta zero após 22h da noite que antecede ao procedimento. Pela manhã, não tomar nem água, exceto para medicamentos para pressão e tireoide com 1 dedo de água.

6 - Nas duas noites que antecedem o procedimento, aplicar na vagina, quando deitar, pomadas com metronidazol ou derivados, tipo uma destas (CREVAGIN, COLPISTAT, CARTRAX, etc.).

7 - Após o exame, você ficará no hospital por mais 2 horas em observação, depois poderá ir para casa com acompanhante, porém sem dirigir.

No Hospital:


8 - Procure chegar as 6:00, a fim de iniciar o procedimento da recepção. 9 - A seguir será encaminhada ao primeiro andar, para uma sala adequada. 10 - Será orientada para trocar a roupa e encaminhada a sala do exame. Ficará em posição ginecológica, farei um breve asseio e o anestesiologista escolherá com você a melhor forma de anestesia-la, quase sempre é uma breve sedação e em alguns casos poderá ser um bloqueio. 11 - Durante o exame você estará dormindo e acordará logo em seguida.

Pós-histeroscopia


1 - É normal pequeno sangramento na primeira semana.

2 - Evitar relação sexual enquanto estiver sangrando.

3 - Caso apresente dores no baixo ventre, pode fazer uso de buscopan duo 1 comprimido de 4 em 4 horas e se não melhorar, entre em contato comigo.

4 - Alguém que esteja acompanhado você, deve levar o material retirado do útero para o laboratório. As vezes, não é possível conseguir material.

5 - O endereço do laboratório está no rodapé da guia.

6 - Ligue e agende retorno com o resultado deste material estiver em mãos.

7 - Você tem direito a 2 dias de licença para realizar o exame e descansar no dia seguinte, caso sinta necessário.

Fortaleza,______de ________de 201______
Assinatura do paciente:______________________________________________

Testemunhas:
1 - ____________________________________________________
2 - ____________________________________________________
1° via – do paciente 2° via do prontuário

Orientações Pré e Pós-Histeroscopia


A dieta no dia anterior a cirurgia deve ser líquidos exceto: leite.

  • A dieta deve ser zero oito horas antes da cirurgia. (sólidos e líquido).
  • Deve ingerir sulfato ferroso e Vit. C 500mg 2 x ao dia, nos 15 dias que antecede a cirurgia e nos 15 dias pós-operatório.
  • Usar metronidazol creme vaginal nos 4 dias que antecede a cirurgia.
  • Se tem vida sexual ativa com parceiro de sexo oposto, é necessário fazer beta-hcg com resultado negativo tendo o mesmo sido realizado 10 dias após a última relação sexual sem proteção.
  • Suspender anticoncepcional no mês que antecede a cirurgia, e durante este mês, só pode ter penetração vaginal de camisinha.
  • Levar os exames realizados no pré-operatório para o Hospital.
  • Levar para o Hospital todos os remédios que faz uso diariamente.
  • Mantenha-se com as pernas elevadas nas primeiras 6 horas pós-operatória e depois eleve a cabeceira sem baixar as pernas.
  • A primeira vez que levanter, no pós-operatório, é necessário – primeiro, sentar por 5 minutos, depois, se não sentir tontura, andar ao lado da cama, se não apresentar tontura, procurar andar dentro do quarto e se continuar sem tontura, procurar caminhar no corredor.
  • Os critérios para retornar a alimentação são: ausência de nauseas e o inicio dos movimentos do intestino, inclusive eliminação de gazes ou o médico ter ouvido os ruídos hidroaéreos. Inicialmente reiniciar a alimentação com pequenos volumes de alimentos líquidos, e após 2h, passar para alimentos pastosos. Quando o médico ouve ruídos hidroaereos normais pode tomar liquido e após flatular ( eliminar gazes) pode iniciar alimentos sólidos.
  • Quando for para casa, não esquecer do asseio no local onde foi operada, se laparoscópica ou por corte tradicional na barriga – limpar o umbigo, as demais punções ou o corte tradicional com cotonetes embebido com álcool iodados ( exceto se alergia a iodo ). Se por via vaginal, fazer asseio vaginal 2 x ao dia com antisséptico vaginal tipo: lucretin, flogo-rosa, etc. Lembre-se: NA PRIMEIRA SEMANA, EVITAR SAIR DE CASA.
  • Nas cirurgias vaginas ou histerectomia, relação sexual APENAS após 1 mês.
  • Deve a paciente e os familiares mais próximos lerem, entenderem e assinarem o termo de esclarecimento do procedimento.
  • Retornar para revisões agendadas . Li e entendi todos os itens acima e sei da importância de seguí-los para o resultado satisfatório do meu procedimento.

Fortaleza,______de ________de 201______
Assinatura do paciente:______________________________________________

Testemunhas:
1 - ____________________________________________________
2 - ____________________________________________________
1° via – do paciente 2° via do prontuário