PERGUNTAS FREQUENTES

1Quando fazer a primeira consulta ginecologista?
Inicialmente é aconselhável que as mães levem sua filhas para acompanhá-las em suas prevenções, a fim de começar uma relação entre a jovem e o ginecologista. Durante a primeira consulta da jovem, o ginecologista deve procurar estabelecer uma relação de confiança e se possível retirar dúvidas sobre o aparelho reprodutor, os métodos contraceptivos e a necessidade do uso de preservativo com o objetivo de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis, vacinações.
2Os grandes lábios podem ser diminuidos?
Os grandes lábios podem ser diminuídos em um procedimento cirúrgico chamado ninfoplastia. Esse procedimento melhora a auto estima, diminui o desconforto durante o uso de roupas menores e aumenta a confiança para o momento da relação. Devem ser evitadas cirurgias radicais que reduzem de forma demasiada os pequenos lábios impedindo que os mesmos realizem sua função protetora do introito vaginal e uretral.
3Quando suspeitar de endometriose?
Sempre que a mulher apresentar sintomas dolorosos relacionados ao período menstrual e que evoluem com piora progressiva, a endometriose deve ser afastada pelo ginecologista.
4O que é video-histeroscopia?
Este exame permite ao ginecologista visualizar o útero de forma direta, ou seja, é como se o médico estivesse dentro do útero. Geralmente é solicitado para descobrir causa de sangramento uterino anormal, dificuldade para gestar e espessamento do revestimento interno do útero ( endométrio). Pode também ser usado para tratar alguns miomas submucosos, sinéquias uterinas, septos uterinos...
5O que é video-laparoscopia para ginecologia?
Este é um procedimento para permitir a visualização e tratamento de muitas patologias do abdômen e pelve. Pode ser realizados tratamentos ginecológicos como: ligação de trompas, abordagem de cistos de ovarianos, miomas, retiradas de útero, limpeza de lesões endometrióticas. A grande vantagem é uma visualização magnificada das lesões, como também, a alta definição. A ótica permite verificar locais que durante as cirurgias tradicionais não são visualizadas, ou quando se consegue, são necessárias grandes incisões que levam a recuperação mais lenta e com menor estética.
6A video-laparoscopia 3D tem vantagens sobre a video-laparoscopia 2D.
Com certeza, a laparoscopia em 3D permite a visualização semelhante a visão que o robo entrega ao cirurgião. Com a vantagem de toda a equipe ter a mesma visão em 3D, tendo a percepção em profundidade o que torna os movimentos mais precisos. Diminui o sangramento e o tempo cirúrgico por melhorar a visualização das estruturas.
7Toda mulher precisa tomar anticoncepcional?
O comprimido é um dos métodos contraceptivos mais eficientes para evitar uma gravidez não programada, porém para escolher o melhor método para o casal é necessário a consulta médica. Pesquisar as contra-indicações e qual o método que o casal encontra-se mais afeito para fazer o uso correto.
8A vacina de HPV é obrigatória?
Para as mulheres com vida sexual ativa é prudente o uso da vacina baseado na literatura atual.
9Tenho muita cólica, dor de cabeça e dor nos seios durante o período pre-menstrual.
Estes sintomas são sugestivos de Tensão pré-menstrual. Uma consulta ao seu ginecologista poderá minimizar estes transtornos.
10É normal corrimento vaginal na calcinha.?
A vagina é uma cavidade como qualquer outra do corpo, e sofre ação dos hormônios femininos, desta forma, alguns dias estará mais úmida e outros mais seca, chamamos de secreção vaginal fisiológica. Quando a secreção está amarelada, esverdeada, avermelhada com cheiro forte ou coceira, trata-se de corrimento e requer uma visita ao ginecologista.
11É normal pouca lubrificação na hora do sexo. É falta de tesão?
A lubrificação no momento da relação sexual está muito associada a fase de excitação da mulher”, talvez, precise conversar com o parceiro e prolongar as preliminarias.
12Por que minha libido diminuiu?
A libido é considerada o componente cerebral da sexualidade. A libido tem varios fatores envolvidos como: interações entre múltiplos neurotransmissores, hormônios sexuais e ambiente, saúde mental passada e atual estável, bem-estar emocional e auto-imagem positivos, experiências sexuais passadas gratificantes, sentimentos positivos para com o parceiro e expectativas positivas em relação ao relacionamento.
13Sinto dor no sexo. É normal?
Se eventual a dor, pode ser normal, porém deve ser investigado: doença inflamatória pélvica, depressão, ansiedade, história de abuso sexual, status pos-menopausal, vaginites, lesões vulvares, prolapsos genital e outras.
14Por que tenho infecção urinária e/ou candidíase tantas vezes? Estou fazendo algo errado?
A mulher tem um caninho, com 3 a 4cm de comprimento (uretra), por onde a urina sai da bexiga para o meio exterior, o que facilita a chegada de bactérias a bexiga, além disso, a região perianal e perivaginal estão muito próximas desta área da uretra. Tudo que tornar a vulva e vagina mais úmida, ácida e quente predispõe ao crescimento dos fungos que estão presentes em 100% das pessoas na região perianal. Não pode ser esquecido que a queda imunidade sistêmica ou local acarretada por stress, alimentação inadequada, medicações que mexem com a imunidade, como os corticoides ou que alteram a flora como os antibióticos, exposição solar intensa e tensão pre-menstrual perdispõem a proliferação dos fungos. Medidas que podem diminuir os episódios de infecção urinária ou candidíase são: urinar sempre que apresentar o desejo evitando reter urina por períodos prolongados, exemplo por todo 1 turno, após as relações sexuais esvaziar a bexiga), lembrar de fazer limpeza da região vulvar e perianal após urinar ou defecar, sempre no sentido da vagina para o ânus com bastante água e enxugar em seguida.
15É possível ficar grávida tendo relações durante a menstruação?
Bom, considerando que o seu ciclo esteja regulado e, principalmente, se você estiver tomando anticoncepcional, não será possível engravidar. Nem por isso devemos deixar de lado as precauções, como camisinha, ok?
16Quais exames preciso fazer?
O ginecologista é sem dúvidas o médico que a mulher mais frequenta durante toda sua vida, desta maneira, ele procura realizar diagnósticos precoce de varias patologias de acordo com os antecedentes pessoais, familiares, e da faixa etária.
17Como faço o autoexame das mamas?
Durante o banho, deitada ou no chuveiro: coloque a mão direita atrás da cabeça e deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda fazendo movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento no lado esquerdo.
18Tem tratamento para perda de urina aos esforços?
A perda de urina aos esforços é muito comum com a idade. Vários fatores estão envolvidos como: gestações, partos normais, partos fórceps, deficiência de colágeno, diminuição da força muscular do períneo. O tratamento pode ser desde o fortalecimento da musculatura, como também, cirurgias (sling) que tem por objetivo refazer os ligamentos que sustentam a uretra durante os esforços. Após avaliação do ginecologista, a paciente e o médico decidem o tratamento.
19É verdade que a vagina pode ficar “frouxa”?
Muitas vezes o conceito de frouxidão vaginal está mais relacionado a falta de exercícios específicos para a região do períneo. Quando a frouxidão é consequência do afastamento dos músculos, o ginecologista após sua avaliação pode promover a aproximação dos mesmos.
20Sangramentos que ocorrem no meio da cartela da pílula, o que é?
Sangramentos de escape ou spotting acontecem geralmente por atrofia causada no endométrio pelo uso do contraceptivo. Os vasos sanguíneos superficiais ficam expostos e levam ao sangramento pequeno e escurecido. “O spotting não significa falha da ação contraceptiva da pílula e, portanto, o uso da mesma não deve ser interrompido.”
21Após quanto tempo de atraso da menstruação preciso me preocupar com uma possível gravidez? Ou isso pode ser outro problema?
Até 3 meses de ausência de menstruação. A principal causa é gravidez para as mulheres com vida sexual ativa. Após 10 dias da relação sexual desprotegida caso a paciente esteja na duvida de ter engravidado, deve realizar a dosagem do beta hcg, hormônio produzido na gravidez. Existem vários motivos para ausência de menstruação por mais de 3 meses e nestes casos deve procurar o ginecologista para identificar a causa.